O alfabeto do esperanto e a sua pronúncia
No Youtube, encontrará muitas outras canções do conjunto musical Kajto, cuja pronúncia é um guia seguro para os principiantes.
As letras acentuadas e o sistema H
O alfabeto do esperanto tem 6 letras que não existem no alfabeto latino, nem nos seus derivados. Trata-se das letras acentuadas, também chamadas de letras com chapéu.
Quando não temos possibilidade de usar os acentos nessas letras, devemos usar, segundo a recomendação do próprio Zamenhof, o sistema H (veja ao lado). Isto é, se não pudermos escrever os acentos, devemos escrever essas letras sem eles, acrescentando a letra H. Neste sistema, u e ŭ escrevem-se ambos como um simples u.
A aplicação Tajpi para escrever os acentos
É uma pequena aplicação, que pode ser usada em todas as versões do Windows. É fácil de baixar, instalar, configurar e usar.
La Karavelo facilita o seu uso por meio destas instruções. Se não quer ter muito trabalho, copie a configuração da imagem ao lado. Depois de ter deixado a configuração exactamente como na imagem, clique sobre Bone. Segundo esta configuração, AltGr+c = ĉ, AltGr+Shift+c = Ĉ, e assim sucessivamente.
Atenção!
1. Deixe em branco todos os espaços após o subtítulo
Klavkomando.
2. Se não tem muita experiência em fazer
configurações, peça a ajuda de algum amigo.
Linux e Macintosh
Os utilizadores de Linux e de Macintosh usam o alfabeto do esperanto através de recursos próprios desses sistemas operativos, sem a necessidade de usarem a aplicação Taipi.