O alfabeto do esperanto e a sua pronúncia
® La Karavelo - marca registada de João José Santos em Portugal
tajpi-agordo
h-sistemo
O alfabeto do esperanto e a sua pronúncia

Este é o alfabeto do esperanto, com boa pronúncia, no Youtube: Alfabeto de esperanto.

Oiça uma bela canção infantil, como modelo de boa pronúncia: La malnova balancilo (Kajto)

No Youtube, encontrará muitas outras canções do conjunto musical Kajto, cuja pronúncia é um guia seguro para os principiantes.

As letras acentuadas e o sistema H

O alfabeto do esperanto tem 6 letras que não existem no alfabeto latino, nem nos seus derivados. Trata-se das letras acentuadas, também chamadas de letras com chapéu.

Quando não temos possibilidade de usar os acentos nessas letras, devemos usar, segundo a recomendação do próprio Zamenhof, o sistema H (veja ao lado). Isto é, se não pudermos escrever os acentos, devemos escrever essas letras sem eles, acrescentando a letra H. Neste sistema, u e ŭ escrevem-se ambos como um simples u.

A aplicação Tajpi para escrever os acentos

É uma pequena aplicação, que pode ser usada em todas as versões do Windows. É fácil de baixar, instalar, configurar e usar.

Vá à página original do Taipi para o obter: http://www.zz9pza.net/tajpi/.

La Karavelo facilita o seu uso por meio destas instruções. Se não quer ter muito trabalho, copie a configuração da imagem ao lado. Depois de ter deixado a configuração exactamente como na imagem, clique sobre Bone. Segundo esta configuração, AltGr+c = ĉ, AltGr+Shift+c = Ĉ, e assim sucessivamente.

Atenção!
1. Deixe em branco todos os espaços após o subtítulo
    Klavkomando.
2. Se não tem muita experiência em fazer
    configurações, peça a ajuda de algum amigo.

Linux e Macintosh

Os utilizadores de Linux e de Macintosh usam o alfabeto do esperanto através de recursos próprios desses sistemas operativos, sem a necessidade de usarem a aplicação Taipi.