História abreviada da revista
 
É uma revista cultural escrita em esperanto, fundada pelo professor, escritor e editor português João José Santos, em Portugal, em 7 de Outubro de 2007.
 
A 1.ª série da revista foi editada entre 2007 e 2012, com um total de 27 números. No princípio, era estritamente literária, mas após alguns números tornou-se uma revista de cultura variada.
 
LK pode ser lida gratuitamente baixando o ficheiro pdf, não imprimível, nesta página.
 
A sua periodicidade varia. No fim de cada ano, edita-se um livro com todos os números do respectivo ano.
 
Todos os colaboradores de La Karavelo trabalham para esta editora gratuitamente.
 
Neste momento a revista não está a ser editada. Espera-se que a 2.ª série comece em 2019.
 
O fundador de La Karavelo
 
João José Santos é português,
nascido em Lisboa
em 15 de Maio de 1958.
 
Licenciou-se em Línguas e Litera-
turas Clássicas (português, latim e grego antigo) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também se profissionalizou como professor nas mesmas áreas.
 
Filólogo e professor de português, latim, grego antigo e esperanto. Começou a ocupar-se da escrita com mais frequência, em diversos géneros, a partir de 2007. Entre outras actividades, ensina, escreve e divulga a língua internacional esperanto. Fundou e dirige esta editora.
 
Além das obras que escreveu e editou em La Karavelo, tem artigos noutras revistas e participou noutros livros.
 
Mais informações aqui.
 
 
Características e regras de La Karavelo
 
1. Identidade e características gerais
La Karavelo (LK) é uma editora internacional, que usa a língua internacional Esperanto, cuja revista se dedica genericamente a assuntos culturais. LK também edita livros. Desenvolve acções culturais diversas sem fins lucrativos, com o escopo de divulgar o esperanto, e com o objectivo geral de servir os ideais internacionais de paz, tolerância e justiça. Nenhum colaborador de LK recebe honorários porque esta editora não proporciona lucros ao seu proprietário.
 
2. Propriedade
La Karavelo pertence ao seu fundador, director e redactor João José Santos.
A publicação de um artigo, a aceitação de um novo colaborador, assim como qualquer outra resolução relativa a esta editora e revista, dependem apenas das decisões do seu proprietário.
"La Karavelo" é uma marca registada em Portugal. Todos os direitos deste sítio na internet e das edições de La Karavelo pertencem ao seu proprietário.
 
3. Línguas da revista, temas, lugar de edição
Do n.º 1 ao n.º 27 (1.ª série de LK), esta revista foi editada em esperanto. Na 2.ª série, que começa com o n.º 28, alguns artigos são traduzidos para português. Assim, a revista abre-se a um número muito mais vasto de colaboradores e de leitores. La Karavelo é totalmente produzida pelo seu redactor. Os colaboradores são esperantistas ou lusófonos que escrevem ou traduzem os artigos, e auxiliam o redactor no trabalho de revisão. Não representa qualquer tipo de discriminação linguística o facto de LK apresentar alguns artigos em português mas não noutras línguas. Pelo facto de se tratar de uma iniciativa de um português, é natural e lógico que a revista procure sinergias com o público do país onde é editada.
A revista usa o esperanto actualmente escrito e falado pelos esperantistas, observando o dicionário Plena Ilustrita Vortaro (PIV) como a sua principal obra de referência, que no entanto está longe de ser incontestável. LK usa a língua portuguesa escrita em Portugal e anterior ao Acordo Ortográfico de 1990, independentemente da nacionalidade do autor do artigo. Esta disposição tem por objectivo a homogeneidade da revista.
 
4. Sobre a neutralidade do esperanto e de LK
O esperanto é totalmente neutral relativamente a política, religião, interesses nacionais, doutrinas e a outros assuntos. Contudo, o sentido de neutralidade não significa que o esperanto não deva ser usado nesses meios. Precisamente pelo facto do esperanto ser neutral, ele pode e deve ser usado por qualquer pessoa ou por qualquer agrupamento humano, se os objectivos forem pacíficos.
 
Acerca de La Karavelo
Como contactar com La Karavelo?
O fundador de LK
História abreviada da revista
Características e regras de La Karavelo
 
 
5. Versões, periodicidade, como adquirir
A revista de LK aparece em versão pdf pelo menos quatro vezes por ano, em formato A-5, variando no número de páginas. Em pdf é toda a cores. A sua aquisição e leitura em pdf, por meios electrónicos, não carecem de pagamento. Para tal, basta baixar os ficheiros desta página. A impressão não é permitida. Em Dezembro de cada ano, LK edita em livro, com algumas páginas a cores, com a compilação de todas as revistas editadas nesse mesmo ano. Esta versão em papel pode ser adquirida enviando uma mensagem para lakaravelo@gmail.com. LK não é comercializada por assinatura.
 
6. Colaboradores
Os artigos devem chegar à redacção pelo email lakaravelo@gmail.com. Devem ser escritos em bom esperanto, estilistica e linguisticamente, usar o alfabeto desta língua, e tratar o tema cultural escolhido de modo pacífico e respeitador. La Karavelo aceita apenas os formatos: odt, doc, jpg, gif, png, mp3, avi, mp4. O autor poderá propor outro formato, que será aceite apenas em caso de verdadeira necessidade. A extensão dos artigos varia. Não são desejáveis artigos tão longos que o leitor não tenha paciência para os ler, mas também são evitáveis os artigos tão curtos que o leitor não lhes encontre profundidade. Pede-se pois bom senso e qualidade. O articolista deve enviar as imagens, fotos, gráficos ou tabelas que deseje para ilustrar os seus artigos. Não espere que o redactor o faça. Não existe data limite para a entrega dos artigos à redacção de LK. A revista só pode trabalhar com os artigos existentes nas pastas do redactor. Quanto mais cedo vier o artigo, maior é a probabilidade de ele aparecer no próximo número. O redactor tem o direito de mudar, cortar ou alongar os artigos. A versão final será enviada ao autor que a aprovará para que seja publicada. O silêncio do autor na data limite será interpretado como aprovação. Se o autor não aprovar a publicação do artigo, ele não aparecerá na revista. Neste caso, esse autor não voltará a colaborar com a LK, para evitar que o redactor e os revisores trabalhem e percam horas num artigo que depois não vai aparecer na revista. Os colaboradores não recebem honorários porque LK não produz riqueza económica, mas tem despesas que são pagas pelo seu proprietário. Autores, revisores e outros colaboradores poderão ler a revista gratuitamente em ficheiro pdf não imprimível. Os colaboradores têm um desconto de 20% na aquisição de qualqur produto vendido por LK. também nestes casos, os custos de envio são suportados pelo comprador. Os colaboradores, ao enviarem um artigo para LK, ou colaborando de qualquer outro modo, mostram que leram e aceitaram completamente as regras deste documento "Características e regras de La Karavelo".
 
Como contactar com La Karavelo?
 
Contacte-nos por lakaravelo@gmail.com.
 
Por favor, não envie correspondência por correio, não telefone, nem contacte por outro meio sem ter combinado anteriormente connosco por e-mail.
 
Nenhum colaborador, ou outra pessoa, pode agir como representante de LK à excepção do director de La Karavelo.
 
® La Karavelo - marca registada de João José Santos em Portugal